quarta-feira, 16 de maio de 2012

Comparação - 2011 e 2012

Começando o Brasileirão, chega-se a um momento de mais certeza quanto ao time que jogará.  É uma fase do ano em que nós, torcedores, já conhecemos melhor os jogadores e sabemos um pouco do que cada um é capaz.

Com isso, pretendo fazer aqui uma comparação dos elencos, mais precisamente dos times titulares, deste ano e do ano passado nesta mesma época do ano.

Só lembrando, o time do ano passado, que encerrou o campeonato catarinense e estava pronto para começar o brasileirão11 era: Wilson, Bruno, João Paulo, Edson Silva, Juninho, Ygor, Túlio, Maicon, Wellintom Nem, Héber e Reinaldo.

Irei comparar apenas as posições que não foram mantidas em relação a este ano.

Lateral Direita: Acho que pouco necessita de discussão acerca desta posição. É de entendimento de 95% dos alvinegros que Bruno era muito melhor que o Pablo.

Defesa: A defesa desse ano, apesar de tudo, mostrou-se muito fraca e insegura. Já a do ano passado, nesta época do ano, ainda não era uma defesa muito firme, apesar da presença do Edson Silva. Porém, com o tempo, os dois zagueiros foram se acertando e, como o tempo, melhorou muito com a entrada do Roger Carvalho. É um sinal de que a atual defesa ainda possa melhorar, pelo menos é isso que esperamos.

Lateral Esquerda: Juninho era muito querido pela torcida alvinegra, se fosse volei, diríamos que ele era a bola de segurança do Figueira. Não era muito driblador, mas era o jogador que mais acertava passe no Brasil todo e fez muita diferença para o time. Já o Guilherme Santos ainda está passando por fase de aprovação. É um jogador de bom drible e boa ofensividade (melhor que o Juninho neste quesito), porém não demonstrou segurança ainda sequer para garantir a titularidade. Precisa evoluir, é difícil que chegue ao nível do Juninho, mas pode garantir um bom nível ao seu próprio estilo.

Meio-Campo: Maicon e Wellintom Nem começaram como titulares, mas com o tempo, o segundo perdeu a vaga nesta posição e muito se trocou entre Coutinho, Rhayner e outros. Na primeira posição, Maicon seguramente já apresentava um futebol melhor que o de Botti (ou Luis Fernando ou Doriva), tinha qualidade no passe, na saída de bola e para prender o jogo, porém faltava chute. Já na segunda posição, o time atual apresenta melhores opções, com Roni, Fernandes (que ano passado estava machucado) e o próprio Luis Fernando; são jogadores mais firmes e com maior possibilidade de modificar um jogo.

Ataque: Outro setor que acredito ter melhorado para este ano, foi o ataque (sem contar a surpreendente qualidade do Wellintom Nem la pela metade do brasileirão11). Seguramente a troca de Reinaldo por Júlio César foi acertada pela diretoria e o Aloísio, que chegou no início do brasileirão11, este ano aumentou em muito a sua qualidade. No entanto, este ano nos faltam reservas para a posição e os titulares estão sempre machucados.

Reservas: Ano passado, as substituições do figueira resumiam-se a Coutinho, Rhayner e um Aloísio fora de forma. No final do campeonato, Jonatas quando entrou apresentou um bom futebol. Já neste ano, acredito que as opções são melhores, com a possibilidade de entrar Toró, Luis Fernando, Pittoni (agora recuperado fisicamente) e a boa revelação Deretti.

Por fim, acredito que ofensivamente o time deste ano é melhor (considerando que o Nem só começou a ser bom na metade do campeonato e foi uma surpresa que ninguém imaginava). Porém, defensivamente e no setor de criação e toque de bola, regrediu muito, falta muito para voltar a ter a segurança de que teremos um time que não tomará um empate tolo as 47 do segundo tempo.

Hoje, a torcida fica com medo de tomar uma virada até o último minuto de jogo, ninguém confia no time. Falta um padrão de jogo que garanta ao time uma boa segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário