segunda-feira, 21 de maio de 2012

Análise da estréia na série A

Há quem diga que é sempre mais importante jogar bem do que vencer, e há aqueles que pensam exatamente o contrário. 

Foto de Globoesporte.com
Não sou de um nem de outro extremo. 

Penso que cada situação deve ser avaliada.

Por exemplo, na final do campeonato catarinense, era muito mais importante vencer do que jogar bem. Num jogo normal da série A, é preferível jogar bem e convencer do que a vitória.

Já no jogo de sábado contra o Náutico, devido a todos os desfalques, estreias de treinador e jogador, um time todo cheio de retalhos, já era de conhecimento da torcida que um jogo bonito e que convencesse seria difícil. 

Então, o importante era vencer. Até porque do outro lado estava o Náutico, no meu ver o principal candidato ao rebaixamento.

Em um campeonato de pontos corridos, é importante não só pontuar, mas impedir que os seus adversários diretos pontuem. Ou seja, é muito mais importante vencer o Náutico do que o Internacional, por exemplo, visto que o Inter raramente concorre por posição contra o Figueira.

E, sim, o primeiro objetivo do Figueirense, em qualquer disputa da série A, tem que ser evitar o rebaixamento. tem que ir aos poucos e, se der começa-se a focar em outros objetivos, como foi ano passado.

Mas, voltando ao tema, considero que o Figueira não jogou um belo futebol contra o Náutico, correu até mesmo o risco de sair com uma derrota. 

A zaga novamente mostrou deficiência, as laterais nem se fala, pois já é comum a sua fraqueza. Ygor novamente teve problemas na saída de bola e a parte ofensiva esteve bem perdida devido a falta de entrosamento.

Somente Túlio e Toró apresentaram um futebol digno de série A. Mas, como dito, o importante era a vitória, o time estava desfalcado e tem muito a ser acrescentado ainda.

Argel conseguiu colocar raça no time, mas ainda falta ajustá-lo taticamente e manter sempre o desejo de vencer, empate raramente será um bom resultado.

É isso, felizmente tivemos a vitória, o futebol convincente ainda está em falta, mas há tempo para treinar e demonstrar um futebol consistente.

Um comentário: