quinta-feira, 10 de maio de 2012

Melhores 45 minutos em clássicos

Durante este Campeonato Catarinense, o Figueira já jogou 270 minutos (6 tempos, 3 jogos inteiros) contra o Bvaí.
Nestes 6 tempos, acredito que o Figueirense somente foi superior em 1 deles, o segundo tempo do jogo do primeiro turno na ressacada. Naquele jogo, o Figueira sofreu um sufoco no primeiro tempo e no segundo tempo, com as mudanças do Branco, foi superior e seguro para manter o resultado.
No jogo no Scarpelli, apesar de ter feito 2 a 0 no primeiro tempo, foi ainda inferior. No segundo tempo sofreu o empate e não jogou bem.
O último clássico nem precisa se falar, foi ruim do 1º ao último minuto.
Portanto, acredito que deve ser olhado para aqueles 45 minutos de boa qualidade e ver o que foi feito de bom naquele segundo tempo.
Primeiro de tudo, acho que o mais importante foi a postura tática do time. O Figueira jogou como time grande, como principal time de Santa Catarina que é atualmente e jogou no ataque, forçou o time da série B contra o seu próprio gol e se impôs. Isso é de muita importância para a final e deve assim ser aplicado.
Segundo, o Figueira abdicou dos 3 volantes e jogou com dois homens de meio-campo (um meia-armador e um meia-de-ligação). Penso que o futebol atual é muito óbvio na formação da meia-cancha. É necessário um primeiro volante, um segundo volante, um meia-armador e um meia-de-ligação. Não há o que inventar.
Para quê colocar um terceiro volante, se o time além de se defender precisa também atacar. Se é retranca no catarinense, imagina como será na série A?

Futebol é simples, não é necessário inventar, principalmente quanto você tem um time superior tecnicamente. Quando seu time é inferior, as vezes é importante inventar e fugir da mesmice. Porém, quando você é superior, você faz o simples e mostra quem é superior.

Espero que o Branco seja simples e escale um time vitorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário