terça-feira, 19 de junho de 2012

Futebol é simples

Quem acompanha o blog, tem visto que fiz muitas críticas ao treinador Argel. No entanto, sempre que ele teve acertos também o elogiei.

Apesar das partidas na retranca e de alguns problemas táticos, uma coisa que eu admiro o atual técnico alvinegro é a sua simplicidade ao analisar o futebol.

Nestes 2 meses (aproximadamente) que eu tenho blog, sempre busquei simplificar as grandes baboseiras criadas no futebol.

Tem treinador que chega e quer colocar volante na lateral direita, zagueiro na lateral esquerda, meia-direita de líbero e centro-avante de meia-esquerda. No futebol não existe isso.

O Argel, desde que chegou ao Figueira, utilizou um futebol simples. Mesmo quando inventou de colocar o Jackson no time, este fez a função de volante, não fez a função de terceiro homem.

Ao acompanhar a entrevista dele hoje ao programa Debate Diário, da rádio CBN, ficou mais claro ainda este seu posicionamento. É um técnico que vê o futebol sendo dentro das quatro linhas, não fica escondendo escalação, colocando culpa em jogadores, arbitragem ou no clima, procura treinar e respeita a opinião alheia.

Ao contrário do ex-treinador Branco, o qual achava que o time sempre estava perfeito e não precisa melhorar, o Argel é "politicamente correto" mas ao mesmo tempo enxerga os defeitos do time. Deixou claro que pediu três contratações para a diretoria, apesar de não revelar quais o torcedor tem mais ou menos uma ideia das posições que seriam: um lateral direito, um atacante de área (estilo Lima) e meio-campo. Também falou que o treino de hoje a tarde focará nos cruzamentos e finalização, tendo em vista o baixo rendimento do time na hora de fazer o gol contra o cruzeiro e deixou a entender que o Aloísio irá sofrer um puxão de orelha pelos erros.

Como dito, futebol é simples. A maioria dos esportes no mundo, os atletas treinam incessantemente, já no futebol, muitos só querem saber se festa e descanso. Quer ser bom no futebol? Vai treinar, vai aprimorar o físico, tenha uma boa noite de sono, uma boa alimentação, estude o futebol e treine sem parar.

O ex-jogador de basquete Oscar Schimidt, dizia que arremessava mais de 1000 bolas durante um treino diário. Tem jogador que não dá um chute sequer ao gol durante um treino.

Futebol é simples e, pelo menos nisso, acho que o Argel está num bom caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário