quinta-feira, 7 de junho de 2012

Voltando...

Após um longo e frio inverno, o Campeonato Brasileiro está de volta. Depois de ter que assistir os mornos amistosos da seleção brasileira, finalmente poderemos voltar a ver o Figueira jogar.

A escalação, acredito, não é a de preferência de grande parte da torcida alvinegra. A saída de Toró aconteceu apenas por questões físicas e, mesmo assim, Pittoni acabou sendo preterido por Jackson e até mesmo Doriva, que nunca jogou bem no Figueirense.

Segundo informações da mídia esportiva catarinense, o Figueira vai a campo com Ricardo, Pablo, Canutto, Anderson, Guilherme, Ygor, Túlio, Jackson, Júlio César e Caio.

É notório, através das postagens anteriores, a minha insatisfação com esta escalação (nem só minha, mas da maioria dos blogueiros e comentaristas do Figueira), principalmente pela tática e nem tanto pelos jogadores.

A começar por Pablo, que já deu o que tinha que dar, mas continua como titular. Já sabemos o que esperar dele: Muita raça, muitos erros de passe, poucas chegadas à linha de fundo, muitos cruzamentos da intermediária e uma avenida nas suas costas (que saudade até do Paulo Sérgio).

A escalação do Anderson Conceição já era esperada a qualquer momento, vamos ver se ele será capaz de sozinho arrumar toda a deficiência defensiva alvinegra.

Na lateral esquerda, é hora do Guilherme mostrar tudo que achamos que ele é.

A dupla de volantes, é a única parte incontestável no alvinegro, mas precisa voltar a ter a eficiência de antigamente.

Jackson. Este é um ponto de muita reclamação no alvinegro. Não pelo Jackson, mas pela questão tática. Ele é um volante, será um time, portanto, de muitos marcadores, o que não quer dizer qualidade na marcação, visto os últimos jogos alvinegros. Além desse posicionamento não garantir uma boa marcação, tampouco é útil ofensivamente.

Se os laterais fossem bons ofensivamente, talvez a utilização de três volantes pudesse ser útil. Mas, nossos laterais pouco mostraram até agora na parte ofensiva.

Se não há ofensividade pelas laterais e tampouco pelo meio de campo, quando atacaremos?

Vamos depender exclusivamente de Ronny (improvisado jogando pelo meio e não mais pelas pontas), Caio e Júlio César.

Ah, mas ano passado Júlio César e Wellintom Nem resolviam os jogos no contra-ataque. 

Tudo bem, mas tinha no meio campo Maicon (ou Pittoni) e Elias (ou Fernandes) fazendo bons lançamentos. Além disso, havia desafogo pelas laterais com Bruno e Juninho. Hoje, o que temos?

Sinceramente, temo pelo jogo de hoje, pode ser até mesmo que venhamos a vencer numa sorte. Mas acredito que será mais um jogo sem convencer do alvinegro do estreito. Não vislumbro a possibilidade de um time retranqueiro desses demonstrar um bom futebol.

Vamos Figueira. Acorda Argel!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário