sábado, 14 de julho de 2012

Erro de continuidade

*Após quase uma semana sem postagens, por compromissos extras, volto a postar no blog. Tentarei ser mais assíduo na semana seguinte.

O título "Erro de continuidade" refere-se a um nome utilizado nos meios televisivos, que podem ser entendidos como "erros não condizentes com a história ou a linha temporal, a partir de partes do mesmo episódio ou de outros episódios" (lostpedia).

Diferentemente desta definição, utilizo aqui esta expressão para definir o Furacão do Estreito nesta série A de 2012.

Digo isso porque se pegarmos a escalação alvinegra em cada um dos 8 primeiros jogos do campeonato , provavelmente não se verá uma só escalação repetida do alvinegro. E isso decorre de diversos fatores:

  1. Time muito faltoso e que recebe muitos cartões;
  2. Fragilidade física que ocasiona muitas lesões;
  3. Falta de confiança do treinador no seu próprio trabalho para escolher uma só opção tática;
  4. Falta de opções para o time, principalmente no meio-campo.
Analisando o elenco do Figueira bem como os jogos que tem feito, percebe-se que a situação não é de todo ruim. No entanto, o time segue tendo mudanças drásticas a cada jogo. Por exemplo, ainda sequer definiu-se se a tática é o 4-3-3 ou o 4-4-2. 

Entendo que faltam jogadores no meio-campo para que se consiga manter um esquema tático, mas o treinador precisa buscar a manutenção do time.


Hoje, novamente, houveram diversas mudanças. O meio-campo que antes era composto por Doriva-Túlio-Marquinhos-Fernandes, agora terá Doriva-Fabiano-Almir. Além de mudarem as peças, mudou-se a quantidade de jogadores. O mesmo ocorre no ataque, com a entrada de Loco Abreu.

Até entendo que esse possa vir a ser o time ideal, mas eu não devo achar nada e sim o treinador precisa ter certeza. Como dito, já estamos na 9ª rodada e ninguém sabe ainda o time ideal, ou pelo menos o favorito do Argel.

Isso não é bem uma crítica a ele, mas sim a falta de confiança que ele tem no próprio trabalho. Acho que o time passou a jogar bem sob o comando dele, mas ainda precisa de estabilidade.

Outros fatores importantes é que o time precisa receber menos cartões e os laterais precisam começar a avançar até a linha de fundo, principalmente agora que temos um exímio cabeceador no ataque.

As expectativas para o jogo de hoje são boas. Mas, para serem para o restante do campeonato também, precisamos que o time esteja mais unido e o técnico mais confiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário